Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Histórias de Amor

Blogue das aventuras de quatro bebés e os conselhos de um pediatra.

Histórias de Amor

17
Ago18

Porquê vacinar

Revista Saúda

IMG_5849.jpg


Uma vacina, ao ser administrada, dá origem a uma resposta do sistema imunitário (sistema de defesa do organismo) específica contra determinados microrganismos, criando uma protecção - a imunidade contra a doença.
A vacinação tem uma função preventiva, não causando doença, mas também não a curando. Evita o seu desenvolvimento ou atenuando os sintomas da doença caso esta, mesmo assim, venha a ocorrer.
Está comprovado cientificamente, que a vacinação permite salvar mais vidas e prevenir mais doenças do que a maior parte dos tratamentos médicos.
A implementação de programas de vacinação permitiu controlar, ao longo dos anos, inúmeras doenças, algumas desconhecidas para a maioria das pessoas, como a poliomielite, a tosse convulsa ou a difteria.
Além de trazer benefícios a nível individual, a vacinação de uma elevada percentagem da população dá origem à tão falada imunidade de grupo, responsável pelo controlo e, ou erradicação da doença numa dada região das doenças referidas.
A imunidade de grupo é uma protecção extra ao impedir que alguns micro-organismos circulem entre as pessoas (por estarem vacinadas). E evitando que algumas doenças se espalhem na comunidade, promovendo a erradicação.
Para além disso a imunidade de grupo permite proteger alguns grupos que não podem ser vacinados. É o caso das grávidas, crianças sem idade para administração de determinadas vacinas ou doentes com o sistema imunitário enfraquecido, devido a algumas doenças. Cada indivíduo não vacinado corre o risco de adoecer e aumenta o risco de transmissão da doença na comunidade. A vacinação é um acto de protecção, é um direito mas também um dever de todos.

Luísa Leal, Farmacêutica

www.afarmacêutica.pt

 

Publicidade

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D