Mensagem de Natal
Neste Natal, o nosso voto é que vivam a quadra com muito amor e solidariedade.
Ana e Diogo
Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]
Neste Natal, o nosso voto é que vivam a quadra com muito amor e solidariedade.
Ana e Diogo
Este ano, Portimão foi invadido pela magia natalícia. Toda a cidade está engalanada. Visitámos a casa do Pai Natal com os miúdos. O Dinis ficou encantado por estar ao colo do Pai Natal. Pediu-lhe um bebé para brincar. Gostaram muito de tirar fotografias depois de experimentar a loucura do comboio de Natal e do trenó no carrossel. O Dinis adorou ver as luzes da árvore. Foi maravilhoso vê-lo aos saltinhos, a dançar com o irmão ao som das músicas natalícias. Ah! E havia por ali uns duendes que gostaram de falar com o Dinis.
Zara
Não temos dúvida: somos melhores pessoas graças ao nascimento do Rodrigo. Estamos sempre a aprender com ele. Obriga-nos a saber mais sobre educação, a ler emoções, lidar com situações complicadas. Às vezes irritamo-nos, mas acabamos por perceber que não serve de nada. Por outro lado, aprendemos a funcionar em equipa. Quando ele exige atenção e estamos cansados, um de nós assume o comando ou falamos com ele e procuramos explicar isso mesmo.
Diogo
Para manter a boa disposição dos mais pequenos, as sestas ao longo do dia também são importantes. O truque passa por perceber qual é o momento ideal para pôr o bebé a fazer o-ó.
A observação e a tentativa e erro muitas vezes ajudam os pais a perceberem a forma mais fácil de adormecer o bébé. Pode passar por começarem a prepará-lo para se deitar antes de aparecerem os sinais de sono habituais, como o bocejar e passar as mãos fechadas pelos olhos. Às vezes quando já está nessa fase pode acabar por ficar irritado com o próprio sono, e ter mais dificuldade em adormecer. Os bebés às vezes também precisavam de um update para corrigir estes erros de programação.
Mas como é que se antecipam sinais de sono? A estratégia pode passar simplesmente por não o deixar estar acordado muito mais do que uma hora e meia de seguida.
É curioso como por vezes quando os pais começam por tentar evitar aquelas rotinas muito regradas, e acabam por criar as suas próprias regras e rotinas, tudo flui naturalmente e se encaminha para umas boas horas de sono quer para os pais, quer para o bebé. Ter um quarto com um ambiente calmo, temperatura amena e mais escuro influencia positivamente a rapidez com que a criança adormece.
Luísa Leal,
www.afarmaceutica.pt
O Rodrigo anda cada vez mais entusiasmado com a realidade dos bombeiros. Está sempre a pedir para ir aos bombeiros, para ver os “popós” bombeiros do fogo, ou os “pumpuns” (fanfarra) no telemóvel. O Rodrigo começou com esta paixão mais tarde do que a Margarida, mas já está muito envolvido. No outro dia saímos os dois de serviço de manhã e, como era fim-de-semana, levámos os miúdos aos bombeiros. Deliraram com as luzes, sirenes e afins! Nesse dia, o Rodrigo já estava a dormir e ainda estava a dizer "popós bomberos ninoni…"
Vera e Hugo
Na escolinha do Dinis, na Sala Azul Escura, ele tem um amiguinho que tem um bebé de brincar. Então, o Dinis começou a pedir-nos um. Sempre que o ia buscar à escola, pedia um bebé para brincar: «Mãe, comprar bebé. O Dinis quer compras». Muitas vezes chorava porque eu respondia que o Pai Natal ia trazer-lhe um bebé de brincar. Um dia, rendi-me e, assim que o fui buscar à escola, fomos comprar um bebé chorão, que diz mamã e papá. O Dinis ficou tão feliz, tão feliz, que adormece todas as noites agarrado ao bebé Zara. Sim, ele batizou o bebé de Zara!
Zara
A Margarida descreve a carta que está a escrever ao Pai Natal com os presentes que gostava de receber. É de morrer a rir!
Ana
Cá em casa não somos apologistas de horários muito rígidos. Acima de tudo, preocupamo-nos em perceber qual é o estado de espírito do nosso filho. No outro dia, por exemplo, lanchámos tarde pois resolvemos comer panquecas. Achámos por isso que o Rodrigo não iria jantar muito, mas enganámo-nos. (risos) Ele comeu sopa e dois pratos! Às vezes os miúdos querem comer, outras vezes não e, ainda assim, está tudo bem. Quando percebemos que não é obrigatório comerem determinadas quantidades a horas certas, relaxamos. E eles acabam por aproveitar a comida de uma outra maneira.
Ana
Para aproveitar os saldos, comprei cedo grande parte das prendas de Natal. Como o Rodrigo adora o Panda, comprei o “Panda dança comigo”, mas a surpresa durou pouco tempo… A Margarida descobriu o saco das prendas debaixo do sofá e, quando chegámos a casa da escola, pegou no Panda e perguntou: "Oh mãe, para quem é este Panda?". Já não consegui controlar o Rodrigo e acabei por ceder, dizendo que era uma surpresa para eles. Conselho: nunca escondam prendas em sítios ao alcance dos miúdos porque, por mais escondidos que estejam, eles descobrem tudo.
Vera e Hugo